A iniciativa
O festival Café-Caribenho nasceu com o objetivo de dignificar a presença da comunidade caribenha no Brasil e nas diásporas, promovendo e celebrando a história e as culturas caribenhas e novos contatos com as populações locais. A iniciativa foi tomada pelo jovem cantor, poeta e escritor haitiano Carlile M.D. Cérilia, após ter sido alvo de inúmeros tratamentos discriminatórios, sendo imigrante no Brasil. Ele decidiu então reunir uma série de atividades em torno de um festival cultural internacional, com o objetivo de criar uma nova consciência de sua comunidade, capaz de provocar um novo olhar sobre ela nas diásporas.
Sensibilidade Psicológica
Ninguém, na verdade, pode saber, avaliar ou imaginar o peso psicológico que implica ser imigrante, refugiado ou exilado, ter sido obrigado, por uma razão ou outra, a deixar sua cidade natal, seu paÃs, ter sido obrigado a romper brutalmente com um lugar que guarda nossas memórias afetivas de infância e adolescência. O Festival Café-Caribenho oferece-nos a oportunidade de nos reconectarmos a nós mesmos.
Impacto Sociocultural
A comunidade caribenha do Brasil é composta por centenas de milhares, senão milhões. A maioria deles é vista e usada como mão de obra barata e com adaptação fragilizada no Brasil. Essa visão excêntrica do Caribe estimula a falta de interesse pela rica cultura, arte e história dessa consciência, que está estabelecida no Brasil há quase duas décadas. Por isso, o Festival Café-Caribeno se propôs a atuar na criação de uma nova dinâmica que incentive essa comunidade a se desenvolver de forma mais ampla e justa e a fazer trocas mais benéficas do ponto de vista humanitário, cultural e revolucionário.           Â

